Inspiration Lifestyle

Filmes para ver na Época Natalícia (e para todo o ano!)

Quem não adora ver filmes? Eu AMO! Principalmente quando se aproxima a época natalícia e o frio começa lá fora, dá mesmo vontade de puxar a mantinha e o chá (ou chocolate quente) e ver filmes que me lembrem de alguma maneira esta época. Para mim, estes filmes trazem-me sempre lembranças felizes, de momentos de família, de aconchego, conforto, de lareira acesa e de muito amor. Por isso, deixo-vos aqui alguns dos meus filmes preferidos para ver nesta época (ou em qualquer outra altura do ano se vos apetecer, um bom filme vê-se em qualquer altura) e o que me transmite cada um deles. A ordem é completamente aleatória 😉

Maratona de Harry Potter


O ano passado fiz esta maratona (via 1 a 2 filmes por dia) e adorei!! Há qualquer coisa nos filmes do Harry Potter (o facto de se ver muitas vezes o inverno, o salão principal de Hogwarts, a banda sonora e toda a magia) que fazem com que esta seja a minha maratona de filmes preferida de natal! São tantas as boas recordações que tenho tanto dos livros (a ler enroscada na cama) como dos filmes (a alegria e a espera antes de abrir as prendas enquanto dava o filme) que, por isso, me transmitem conforto e me deixam realmente inspirada e criativa!

 

O Estranho Mundo de Jack ( The Nightmare before Christmas )


Como não falar de um dos meus filmes de animação preferidos de sempre?! Este filme do Tim Burton, para além da incrível animação stop motion com plasticina, tem uma história linda! Para quem nunca viu, resumidamente, Jack, o Rei das Abóboras, cansa-se de todos os anos fazer o mesmo, o Halloween. Nos seus devaneios encontra uma árvore que dá acesso à terra do Natal. Jack fica encantado com o que vê e decide que ele é que vai fazer o Natal e rapta o Pai Natal. E para saberem como acaba vejam o filme que vale mesmo a pena! A banda sonora é maravilhosa! Vi este filme a primeira vez no auge da minha adolescência e sem dúvida que me trazia a ser criança novamente enquanto o via e, por isso, trazia o melhor de mim numa altura que nem eu me aturava a mim própria!

 

A Bela e o Monstro (Desenhos Animados – Beauty and the Beast)


“Sentimentos são…fáceis de mudar…” Eu sou suspeita porque adoro todos os filmes da Disney mas a Bela e o Monstro têm uma mensagem tão linda e como há várias cenas no Inverno (com neve) fazem dele um dos meus preferidos para ver no Natal. Perdi a conta a quantas vezes eu e a minha irmã vimos este filme! Ah e outra coisa, que sempre me transmitiu “coziness” enquanto via o filme é a BIBLIOTECA!!!! E todos os momentos em que apareciam livros! Quando a Bela vai pedir emprestado o livro à livraria (pequenina e acolhedora), ler com o Monstro em frente à lareira… Enfim… Acho que está justificado o porquê de ser um filme para ver no Natal!

 

O Amor Acontece ( Love Actually )


Eu sei que é muito cliché, mas adoro ver este filme no Natal!! É daqueles filmes que sem ele não é Natal. Todas as histórias que acontecem no filme são histórias que poderiam ser as nossas, nem todas correm bem, e isso, torna o filme, a meu ver, mais verdadeiro. E a cena em que o Mark se declara em silêncio, a mostrar os cartões à Juliet é do tipo “OMG” misturado com “AWWW”. Mítico! Assim como a música “All I want for Christmas”!

 

O Amor Não Tira Férias ( The Holiday )


Também já perdi a conta ao número de vezes que vi este filme! É daqueles filmes que adoro ver no Natal e em qualquer altura do ano! A história é sobre duas mulheres (Amanda e Iris) que por motivos semelhantes estão a precisar de tirar férias. Conhecem-se através de um site de troca de casas para férias e decidem trocar. Só que uma está em Inglaterra e a outra em Los Angeles. As diferenças entre a casa de uma e de outra é gigante mas é o que ambas precisavam! O que me leva a relacionar este filme com o Natal é porque é passado na altura do natal e, apesar de em Los Angeles estar calor, em Inglaterra neva, a casa é uma “Cottage” muito acolhedora e, onde a Amanda vai ás compras, é uma pequena vila Inglesa igualmente acolhedora! Awwww adoro tudo neste filme! Incluindo o facto de entrar o Jude Law e de ter uma banda sonora espetacular composta pelo “one and only” Hans Zimmer!

 

O Grinch ( How the Grinch Stole Christmas )


Outro clássico de Natal que toda a família devia ver e repetir! Além de uma mensagem lindíssima onde se crítica o consumismo no Natal e se aprende a dar valor ao que realmente importa nesta época, é um filme super divertido como não poderia deixar de ser, sendo que o Grinch é o lendário Jim Carrey! E conseguimos mesmo ver as suas famosas caretas e parvoíces no Grinch! A maquilhagem neste filme está absolutamente brutal! E a história para quem não conhece é do Dr. Seuss, o escritor de uns dos melhores contos infantis de sempre (na minha humilde opinião).

 

Sozinho em casa ( Home Alone )


Duvido que haja alguém do mundo ocidental que nunca tenha visto este filme! Passa em todas as estações televisivas do mundo na época natalícia! O verdadeiro clichê do Natal minha gente!! O que seria desta época se não ouvíssemos “Merry Christmas, Ya Filthy Animal! And A Happy New Year!!”? De certeza que as azevias não tinham o mesmo encanto.

 

Um Conto de Natal ( A Christmas Carol )


Este conto de Charles Dickens é um verdadeiro clássico mesmo antes de se ter tornado filme! O filme é uma adaptação do conto de Dickens, sendo uma animação digital, onde mais uma vez temos o Jim Carrey no papel do mesquinho Scrooge que é visitado por 3 fantasmas (passado, presente e futuro) na véspera de Natal. Para quem conhece a história e, mesmo para quem não conhece, é um filme que vale muito a pena ver pois tem uma mensagem que tanto crianças como adultos (principalmente os adultos) deveriam reter e, porque tecnicamente está uma animação super bem feita onde recorreram a captura de movimento dos actores para fazer as personagens!

 

O Corcunda de Notre Dame – Disney (The Hunchback of Notre Dame)


Isso mesmo! Mais um filme da Disney! Este filme tem um carinho muito especial para mim! Foi quando ele saiu (1996) que eu fui pela primeira vez à DisneyLand Paris (1997) e todo o castelo estava enfeitado com coroas dos bobos do filme! É por me trazer tão boas memórias que este filme consta nesta lista mas não só por isto! O filme é passado em França (à semelhança da Bela e do Monstro) onde está a nevar logo no início do filme (o que me faz lembrar o Natal). Para além de fazer uma critica á sociedade, transmite uma mensagem de aceitação das diferenças que existem entre nós, que devia estar presente nos nossos corações durante todo o ano.

 

Maratona de O Senhor dos Anéis ( The Lord of the Rings )


Para terminar, deixo-vos mais uma maratona que gosto de fazer no Natal! O Senhor dos Anéis também dispensa apresentações! Para além de já ser comum passar na televisão durante a época natalícia, há qualquer coisa no Shire que me faz querer passar o natal no aconchego de uma casinha de Hobbit! Uma história cheia de fantasia que nos faz fugir um pouco à realidade e mergulhar na mundo fantástico durante a época natalícia!

 

E vocês têm algum filme favorito para ver nesta época? Digam nos comentários! Estou com vontade de fazer esta lista crescer!

Espero que gostem destas sugestões e aproveitem para ver alguns que não viram, ou que queiram voltar a ver, com a família e no aconchego do vosso lar! Porque estes momentos é que são os verdadeiros presentes!

 

“I will honor Christmas in my heart, and try to keep it all the year.” 
― Charles Dickens

 

🖤 f.

You Might Also Like...

25 Comments

Leave a Reply